Red Purple Black

TAPEROÁ- ELEIÇÕES 2012

AddThis Social Bookmark Button

O Calendário eleitoral está lançado. No dia 07 de outubro deste ano, Taperoá já terá novo prefeito eleito, assim como vice-prefeito e vereadores.

O site CARIRI NOTÍCIAS, abre, com a entrevista que segue, uma série de reportagens sobre o pleito eleitoral. Nosso Objetivo é apresentar aos seguidores, o cenário político das cidades, personalidades da sociedade do cariri, formadores de opinião, comentários, críticas, propostas e finalmente, os candidatos.

Para a primeira entrevista, escolhemos o advogado Manuel Dantas Vilar – o Dantinhas – que recebeu a equipe de reportagem em seu escritório de advocacia na cidade de Taperoá.

CARIRI NOTÍCIAS: Como se vê em Taperoá?

Dantinhas: Sou um advogado militante, taperoaense, com raízes na zona rural, que gosta do que faz e teve a graça de acertar na profissão escolhida. Sou cercado de parentes da melhor categoria, cultuo a amizade por princípio e tento aprender mais a cada dia.

CN: Sobre as eleições municipais, em geral, o que tem a dizer?

Dantinhas: Será um ano diferente para a situação, que nestes últimos tempos teve unanimidade em torno do nome do candidato a prefeito. Olhar em torno para escolher o substituto não é tarefa fácil, que deve ser cumprida com muito cuidado e negociação, que já estão em marcha, pelas conversas recentes.

CN: E a oposição?

D: Já fechado em torno do nome da candidata – já conhecida por todos – resta agora fechar a chapa majoritária, com a indicação do vice, que pode ser algum integrante da situação rompido, ou um nome mais vinculado aos jovens, já que o setor feminino se acha representado.

CN: E o nome do candidato da situação?

D: Isso é o que não falta. Está aí a delicadeza do tema: Escolher nome que aglutine maior satisfação entre o eleitorado e mantenha o compromisso com o trabalho em marcha. Isso vale tanto para o cargo de prefeito quanto ao de vice. Por isso, é fundamental a opinião do atual prefeito. Será o grande maestro dessa fase eleitoral. Percebi uma mudança muito forte na mentalidade do eleitorado que decide a eleição. Os últimos resultados aqui em Taperoá demonstraram significativo aumento nos votos de reconhecimento. Isso é bom até para a classe política. A mensagem é clara: se não trabalhar, não tem reconhecimento nem voto.

CN: Que espera dos candidatos?

D: Devem ser nomes que demonstrem compromisso com o cargo. Que não tratem a carreira política como investimento, e sim como uma das mais importantes missões confiadas pelo povo. Não se pode resumir uma sucessão municipal a mero acordo financeiro ou disputa de poder. Taperoá é importante para toda a região, se ela desenvolve, todo o Cariri, cresce.

CN: Seu nome é um dos citados para a sucessão municipal. O que tem a dizer?

Dantinhas: Rapaz, isso não é pergunta, é um tiro! (risos). Mas, vamos lá: Há tempos tenho sido cobrado por amigos e companheiros uma atuação direta na política. Isso me deixa lisonjeado, principalmente pelos nomes que me abordam sobre o tema. A carreira política não tem sido minha meta pessoal, já que, como advogado, tenho dado à sociedade minha contribuição possível. Acho que não saberia enfrentar a disputa interna pela indicação do nome sem um prejuízo pessoal. Atuei em cargos de confiança, onde aprendi muito, fiz amigos, dei o melhor de mim na execução das tarefas confiadas. Na esfera eleitoral, ajudei no diálogo político, atuei como advogado, militante partidário e coordenei duas campanhas. Acho que está bom, não?

CN: Tem gente que acha que não...

D: A esses, de coração, meu muito obrigado. Fico vaidosíssimo por ser lembrado para uma função tão espinhosa. Me sinto obrigado a continuar prestando, para merecer tanta graça.

CN: O que vai acontecer, após a escolha dos nomes?

D: A situação vai manter o discurso da união, do trabalho e da esperança em dias melhores. Vai se pautar pela comparação entre o que foi feito nos dois últimos mandatos e os anteriores, quando Taperoá teve o grupo da atual oposição no comando. Esse, por sua vez, vai tentar dar uma mensagem de esperança, do compromisso; vai tentar convencer que não é um passado de atraso, e sim um futuro de compreensão. Caso o debate se torne mais agressivo, haverá buscas, de parte a parte, de eventuais erros e possíveis ilegalidades cometidas nas administrações. Há desgastes nos dois lados (o que é natural), que demandarão tempo e diálogo para serem removidos.

CN: E a terceira força?

Se existir, continuará sendo terceira. Não há espaço para mais uma força política em nosso eleitorado. Os dois lados já governaram o município. Por conta disso, o debate gira entre dois pólos. A terceira força chega com uma imagem e com uma mensagem de esperança, de renovação. Compete com o discurso dos dois lados simultaneamente. Vai acontecer o de sempre: No máximo, cinco por cento dos votos válidos; por protesto, por ideologia ou por parentesco, seguirão essa corrente.

Comentários 

+1 #4 Ana Beatriz Ramos 08/02/2012 19:18
Adprei a entrevista ... tenho parentes nesta terra e sempre acompanho noticias de Taperoá , terra se Ariano Suassuna.Por essa entrevista , mostra que Dantinhas tem a mente boa para politica e com certeza , mostrou que com o apoio do prefeito Deó , que foi um ADMINISTRADOR de primeira para a cidade , vejam como era a cidade antes e veja como está agora .... é outro nivel .... saúde , educação , moradia , trabalho digno para todos , e assim a cidade ressurgiu .... Dantinhas mostra muito bem que a união com o prefeito atual é importante para continuar seu trabalho. Pelos comentários anteriores vi que é o melhor nome da cidade ..... vai acabar com essa picuinha politica de Taperoá ...... Valeu e afirmo que Dr Deó tem sorte de ter um sucessor desses .......
Citação

+1 #3 Marcos Dantas Vilar 06/02/2012 23:56
Parabéns pela iniciativa ao Cariri Noticias, e, também, pela escolha do primeiro entrevistado, pois levará sempre sombra de dúvidas ao bom debate, construtivo, inerente ao debate politico no período eleitoral. Sou suspeito de falar, mas Dantinhas demonstra carisma e espírito público, é nome de união.
Citação

0 #2 LUCAS ALVES CORREIRA 04/02/2012 01:52
Não sei mas acho que você é o filho de Dr. Manuel LIto. Meu querido siga em frente nesta luta a favor desta cidade e zona rural que você conhece muita bem devido ao progresso do seu pai. Seja um prefeito na HISTÓRIO DE TAPEROÁ. Devo muito a seu Pai, não conheço mas penso em fazer uma homenagem a esse grande HOMEM de um coração umilde ao pobres. Dantinha, os anos de seca nunca faltamos água. Porque? seu pai não nega a ninguem uma gota de água. Que Deus abençoi você e seu pai. Vá a luta que você vence. Um grande abraço do seu conterraneo do cariri da cidade de SANTO ANDRÉ PB precisamento do sitío MALHADA ALEGRE. LUCAS ALVES CORREIA. 03/02/2012
Citação

-5 #1 Hélio Pires Vilar 01/02/2012 21:32
Tem que aparecer um nome que una os dicidentes que foram escantiados pela atual administração! e que na realidade os escantiados tenha confiança no candidato. Se isto não acontecer, não vejo outra alternativa sinão a teceira força,ninguem vai ser mais indiota para eleger um prefeito,para ver os adiversários usufluindo do poder e os coregislionário s com seu atestado dem encompetencia na mão.
Citação

Adicionar comentário

Comentários

Código de segurança
Atualizar